No que falha a teoria de Darwin?

13 02 2010

Charles Darwin é uma personalidade muito conhecida no Mundo da Ciência, devido ao seu livro “A Origem das Espécies”, fala-nos de alterações ocorridas em espécies existentes, e que com o passar de gerações e com as respectivas reproduções essas alterações permaneceriam na espécie, provocando deste modo a evolução da espécie, a partir de um ancestral comum (espécie inicial que sofria as alterações e através dessas alterações dava origem a novas espécies). Darwin defendia que estas alterações ocorriam através de um processo denominado por selecção natural, que basicamente, consiste na sobrevivência no meio apenas dos mais aptos, ou seja, só os mais aptos sobrevivem no meio, e os que possuem certas características, os que não têm algumas características são eliminados, e as características dos mais aptos são transmitidas á geração seguinte ocorrendo assim a evolução.

Tomemos como exemplo uma ilustração muito conhecida, por ser usada para caracterizar a teoria de Lamarck e também a de Darwin.

Imaginemos que temos 3 girafas num meio, e que 2 delas possuem o pescoço mais comprido do que a outra, a girafa que possui o pescoço mais curto não irá ter tanta facilidade na busca de alimento pois não conseguirá chegar aos ramos mais altos, e deste modo apenas as de pescoço comprido sobreviveram, e transmitiram a característica de pescoço comprido ás gerações seguintes, e assim se dá a evolução.

Mas, esta teoría possui falhas e é dessas falhas que vou falar:

Segundo Darwin, a evolução ocorreu através do processo de selecção natural, mas pensemos, como pode a selecção natural levar á evolução se os seus mecanismos são antagónicos, pois um animal que desenvolvesse uma nova característica (asas, patas, etc) não poderia beneficiar dessa característica enquanto ela não estivesse totalmente desenvolvida. Como é que poderia sobreviver um animal que ainda tem um órgão em formação? E que está em desenvolvimento e por esse mesmo facto esse órgão não poderá ter qualquer funcionamento.

A História Evolutiva relata-nos a evolução de peixes para anfíbios, então um peixe que estivesse em processo de evolução e estivesse a desenvolver uma característica como patas por exemplo, esse peixe teria muito maior dificuldade em se mover pois não conseguiria nadar, e a sua locomoção também não seria boa. Então a selecção natural iria eliminar este ser e não beneficiar o seu desenvolvimento, pois o facto dele estar em desenvolvimento só o torna mais debilitado para poder sobreviver no meio.

Darwin

Não haveria melhor altura para falarmos de Darwin visto que estamos na época do seu aniversário, nada melhor do que contrariar todos os disparates que Darwin foi escrevendo ao longo da sua vida no próprio dia dos seus anos (12 de Fevereiro) xD

Advertisements

Acções

Information

10 responses

7 03 2010
JoanaPaz

Pois é, são estas algumas das incongruências desta teoria, infelizmente quase sempre tão ignoradas…

(O blog tá bonito 🙂 eheh, bom trabalho!)

9 03 2010
tiagoalves92

Temos que ser muito persistentes xD, Obrigado 😉

7 03 2010
Mats

Os ateus raramente se focam no que aconteceria aos “intermédios” durante a suposta evolução. Meia barbatana não serve para nada. Meia asa é inútil.

9 03 2010
Paulo

Muito bonito.
Fizes-te um bom trabalho =)

12 03 2010
17 03 2010
Ana

foi muuito útil, eu estou estudando para um debate , em que tenho que derrubar as teorias darwinistas e isso é o que eu precisava !

17 03 2010
tiagoalves92

Boa sorte para o teu debate x)

11 04 2010
Alexandre E. S. Visconti

Desculpe, mas a evolução existe e está provada por inúmera evidencias científicas, inclusive agora com o DNA. Darwin está certo, existe a seleção natural do mais apto na evolução. O que está errado na evolução é o neodarwinismo ou teoria sintética da evolução, da década de 1940, e até hoje aceito pela comunidade científica, que afirma que todas as mutações ocorrem totalmente ao acaso, mesmo as evolutivas (Darwin nada sabia sobre mutações ou gens). Isto é que precisa ser reformulado pela ciência e já existem alguns trabalhos científicos que já sinalizam para este fato.
Com esta correção, que é o meio ambiente que orienta as mutações favoráveis, boas ou evolutivas e depois seleciona as mais aptas, cai por terra inúmeros problemas da evolução, inclusive os citados por você. É claro, que tudo isto foi regulado desde o início dos tempos pelo Criador para que tudo ocorresse dessa maneira – vide o Princípio Antrópico Forte.
Deus não opera diretamente ineterferindo na natureza, Ele usa os grandes números e as leis naturais por Ele mesmo criadas para operar.
Se a aleatoriedade ou o acaso das mutações cair na teoria da evolução acabem os maiores problemas entre criacionistas e evolucionistas

12 04 2010
tiagoalves92

Então, como explicas que um indivíduo de uma espécie que esteja a evoluir e a modificar os seus órgãos seja o indivíduo mais apto e seja ele a sobreviver, e aqueles que estão com os seus órgãos em situação normal não sobrevivam.
Se bem sabes, é mais fácil permanecer algo que já está construído e consolidado do que algo que ainda está em construção.

1 05 2011
Alexandre E. S. Visconti

É exatamente o que eu disse: se o meio ambiente não muda, e isto pode acontecer por milênios, a tendência é a do organismo também não se modificar, provando que mutações aleatórias, independentes do meio, são muito raras e geralmente não evolutivas.
O meio ambiente comanda as mutações evolutivas; as mutações aleatórias, quando ocorrem, são geralmente deletérias ou não evolutivas.
O acaso não cria a complexidade; o seu cérebro não foi criado por acaso e sim, totalmente orientado pelo meio ambiente circundante e pelas relações sociais dos antigos primatas e hominídeos. O acaso nada produz.

“Acaso foi o pseudônimo que Deus usou quando não quis assinar” (Anatole France, escritor francês).

Abraço, Alex

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: